Aula 9 parte 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 9 parte 2

Mensagem por JoaoMassucatto em Sab Ago 08, 2015 1:01 am

7 Globalização
Globalização

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

A globalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios e face mais visível é a internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de idéias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira lingüística.

Tendências De Mercado

A tendência, ao contrário de uma moda, é um processo contínuo que tem durabilidade. Um exemplo de tendência é a música no formato MP3. É inegável que o número de usuários está crescendo vertiginosamente. Dessa forma, as empresas que acompanharem essa tendência se darão melhor no mercado do que aquela que ainda acham que os CDs, na sua concepção atual ainda terão vida longa. Analisando essa tendência, então, vários segmentos poderão se adiantar aos seus concorrentes.

* Os fabricantes de Software lançando gravadores e reprodutores MP3;

* Os fabricantes de Hardware lançando processadores mais rápidos, placas de som mais precisas e HDs maiores para o armazenamento;

* Gravadoras lançando a Mídia em MP3;

* Provedores oferecendo as músicas neste formato, e, milhares de outros exemplos.

Até 2015, o mercado interno assumirá o papel de motor da economia brasileira, tornando-se um dos seus elementos mais dinâmicos, apesar do peso das relações comerciais externas. Esse movimento será especialmente positivo para o setor de comércio e serviços.

O processo crescente de internacionalização da produção mundial em países em desenvolvimento vai prosseguir nos próximos anos e a concorrência chinesa, também. As empresas supermercadistas e boa parte das empresas varejistas já enfrentam concorrência de empresas estrangeiras há muito tempo. E são estas, as empresas que mais procuram profissionais em operação de caixa, para dar conta do grande número de clientes que vem crescendo nos últimos tempos, devido à redução de desemprego nos últimos anos.

No setor terciário, essa entrada de estrangeiros nos negócios vai elevar o grau de concorrência empresarial e estabelecer uma corrida para a modernização dos empreendimentos, especialmente em termos da incorporação das tecnologias da informação e comunicação, novas formas de gerir, negociar, fazer pagamentos, entre outras.

Essas são algumas das tendências do setor terciário até 2015, apontadas no estudo 'A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015', realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Sebrae.

Veja as 21 tendências apontadas pelo estudo da CNC e do Sebrae:

* Automação e incorporação de tecnologia de informação

* Inovação tecnológica

* Serviços intensivos em Conhecimento (SIC)

* Demanda de mão -de-obra qualificada

* Avanço do setor privado na educação

* Maior segmentação do mercado

* Concentração espacial

* Terceirização

* Mudança da pauta do comércio internacional

* Aumento do investimento estrangeiro direto n o setor de serviços no Brasil

* Comércio eletrônico (e-commerce)

* Criação de marca própria no comércio

* Franquias

* Generalização do uso de meios de pagamento eletrônicos e bancarização

* Aumento da demanda por serviços de segurança

* Especificidades do turismo

* Expansão dos serviços voltados à agropecuária

Mão De Obra Qualificada

A falta de emprego é um dos principais assuntos que preocupa a população do Brasil. Os altos números de desemprego em todo o país fazem com que grande parte da população passe por necessidades. O que falta para o nosso país ter emprego para todas as classes?

A falta de formação profissional torna difícil o desenvolvimento da economia nacional, da competitividade internacional e, conseqüentemente, as exportações, o equilíbrio da balança comercial e da balança de pagamentos.

A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar.

Alguns empresários afirmam também que o treinamento e a capacitação dos funcionários é um desperdício, pois ele pode sair da empresa e, assim, o valor investido será perdido. Na verdade, o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.

A carência de mão-de-obra qualificada é fato no Brasil. Os impactos negativos se mostram presentes, sobretudo na área de produção das indústrias, restringindo o aumento da competitividade.

A necessidade de que se tenha uma mão-de-obra qualificada é de extrema importância. Devemos nos qualificar e nos profissionalizar para podermos ganhar o nosso espaço e construir o nosso respeito como profissionais e então fazer uma carreira de sucesso.

Exercícios

1 - Como você definiria a Globalização?

2 - Quais são os efeitos produzidos pela Globalização no mercado de trabalho?

3 - Exemplifique os efeitos da Globalização no mundo.

4 - Como a Globalização influencia no mercado consumidor?

5 - Qual é a diferença entre Monopólio e Oligopólio?

6 - Qual é o efeito que o Monopólio e o Oligopólio geram no mercado?
avatar
JoaoMassucatto
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/06/2015

Ver perfil do usuário http://qualyupforum.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum